09 maio 2012

A grande sacada

Olás!

Gente, ultimamente não ando muito animada para escrever (tem sido um parto!), mas continuo lendo e explorando a blogosfera. Recentemente descobri o blog Comprei por aí e adorei um texto em que a autora fala sobre a Sigma - a famosa empresa que todas as blogueiras e leitoras de blogs estão carecas de ver.

Honestamente, sempre tive uma preguiça enorme dos e-mails que a Sigma envia com propaganda para você colocar no seu blog. Ainda mais porque são todos em inglês, idioma que sempre achei um saco (depois da escola nem me interessei em investir em um curso bom).
Quando a empresa citada enviou o e-mail "kamikaze" com um prazo para responder, enviei a sugestão (no meu inglês tenebroso, haha) de mandarem mensagens bilíngues, porque na minha imaginação, a fama da Sigma se deu, principalmente, pelos blogs brasileiros. E estou no vácuo até hoje. Ou seja, minha opinião não vale mais que um... Deixa pra lá!

Naquela onda de "todas as blogueiras terem 'parceria' com a Sigma" também entrei nessa, na época em que você precisava somente de 1 seguidor para receber um brinde e outro para sortear, mas nunca ganhei nada (até porque não tinha blog de "creuza"). Aí quando fiz um, as regras mudaram, e era preciso 1000 seguidores para ganhar um pincel pequenininho (o F80 era mais digno). Ganhei um F80, mas foi de uma prima que não quis e me deu - da Sigma mesmo, nunca levei um bufferzinho para testar e fazer resenha.
Quem tiver paciência (e estiver desocupada), verá que no começo do blog até fiz uma ou duas propagandas da empresa, mas desanima desempenhar o papel de "garota propaganda" de graça, toda vez que eles enviam um e-mail com novidades ou sei lá o que (que é bem frequente).

A propósito, enjoa ver a blogosfera "creuzística" em massa postar novidades da Sigma. Sei lá, pode até ter coisas legais (como essa paleta nova inspirada na França que saiu agora), mas é dose encher sempre o blog de propagandas de produtos que você nunca usou. Porque assim, também tenho desejos de ter produto X ou Y, mas dificilmente vontade de ter TODOS. Enfim...

No texto da blogueira Fernanda Ojea, Esclarecimentos: Afiliação Sigma, vocês encontrarão argumentos mais embasados que os meus. Foi "meio" sacanagem da Sigma, uma estratégia mesmo de marketing, mas não posso dizer que não foi uma ótima sacada.

6 comentários:

  1. Eu sinceramente sou mt grata a sigma pq mts dos meus seguidores consegui atraves dos sorteios da marca. Só fiz 2 sorteios com o progama de afiliados inicial e apenas ganhei 2 produtos q alias sorteie lá no blog, ou seja, de produtos n usufrui nada [ por opção minha] mas consegui seguidores. E p mim foi ótimo, considero como um investimento. Os produtos da sigma são maravilhosos[ eu tenho um travel kit q ganhei em sorteio] e por isso as minas piram. A sigma me ajudou e eu faço questão de divulgar o sue banner lá no blog! Agora ficar enchendo de post sobre produtos da sigma é d+...até pq realmente esse novo programa de afiliados foge da nossa realidade. Nunca na galaxia q vou conseguir alcançar os padrões sigma!

    Agora a verdade é que esse programa inicial da sigma se tornou popular d+ . Td blog era afiliado e a popularidade se tornou maior depois q a Pamela do blog Pam News fez um post no blog dela ensinando como fazia parceria. Olha eu tenho certeza q as intençoes dela foram ótimas, mas o fato é que esse post f*deu com a gente.A Sigma recebeu uma enxurrada de propostas p filiação todas num curto período de tempo e teve q sair enviando produto grátis p um monte de menina. Coincidência ou não a sigma mudou o programa menos de 1 mês depois q esse pots da Pam foi publicado. Galera a marca quer vender ela n quer dar produtos e ela tá + q certa! O Brasil contribui p difundir a marca e ela ser conhecida mas em contrapartida tava dando prejuízo a empresa.

    Brasileiro gosta de facilidade e falcatrua! Tinha gnt criando 2,3 blogs p conseguir produtos. Eu acho q quem mais errou foram as próprias "blogueiras" pq acabaram por corromper o programa e disvirtuar a proposta da sigma q por sinal era mt bacana e ajudou mt gnt. Ou vcs acham q esses blogs q tem 5.000 + seg [ não tds obviamente] foi por causa das materias? Tem mt gnt boa q tem 50 seg por aí! A maioria dos blog conseguiu popularidade por causa da sigma e isso é FATO.

    ResponderExcluir
  2. Copiando e colando o que eu respondi pra Nee lá no blog (ela deixou o mesmo comentário):

    Oi Nee...

    então eu concordo com vc em partes!

    Tipo com certeza os produtos da Sigma são ótimos (eu mesma disse isso no post). A minha insatisfação com a Sigma foi devido ao programa de afiliados, apenas isso. Entendo que a empresa tem que lucrar e dificultar um pouco o programa de afiliados (pq realmente as afiliações estavam surgindo que nem água) mas o programa deles está completamente surreal. Acho que ao invés de aumentarem os valores das vendas (para se ganhar algo) poderiam exigir mais seguidores. Eu mesma acho que é mto mais fácil a gente conquistar novos seguidores com um bom trabalho (mesmo que demore) do que vender aquele absurdo que eles exigem. Eu penso assim... blog (pelo menos o meu) é para expor ideias e dividir opiniões sobre determinados assuntos e não uma "empresa" que gera vendas para terceiros. Claro que vendas sempre gera... afinal se eu faço uma resenha falando q tal produto é ótimo... provavelmente alguém vai se interessar e comprar tb... porém o intuito não é esse... e sim expor a opinião sobre o produto... agora se alguma leitora vai lá e compra... isso é consequência e não meu objetivo com o blog... até pq eu não cobro para fazer propaganda ou para falar de algum produto.
    Sobre os produtos da Sigma trazerem seguidores... no meu caso não trouxe pq como eu falei ganhei apenas 1 buffer 45 (por ter 1000 seguidores) que acabou ficando para mim, então nem deu tempo de fazer sorteio de algum produto deles. Os produtos no qual eu já fiz sorteios a maioria foram comprados com o meu dinheiro (tirei do meu bolso) para agradar as minhas leitoras (uma forma de agradecer a atenção e o carinho que recebo sempre por aqui), mas concordo que em blogs maiores e que sempre rolam sorteios da Sigma (pq vendem mto e ganham vários brindes) com certeza chamam mtos seguidores.
    Sobre a Pam eu nem vi o post dela... mas realmente ao divulgar algo assim acaba chamando mais afiliados, agora não sei se foi o suficiente para fazer com que a Sigma mudasse o programa... até pq eu sei que a Camila do Super Vaidosa tb já fez alguns posts explicando como se afiliar, então acredito que tenha sido a soma de vários blogs.

    Falei e repito... sou a favor da Sigma dificultar um pouco... mas nem tanto (pq agora tá impossivel a coisa) e acho que poderiam aumentar o numero de seguidores (como eu falei ali em cima) e se for o caso oferecer alguns brindes mais baratinhos... se bem que a Sigma com certeza (as empresas maiores são assim) já disponibiliza um valor para divulgação... pq não tem jeito... as pessoas não vão ficar conhecendo a marca se não rolar propaganda... então eles já incluem nos custos... uma quantia pra isso... seja pagando propaganda ou em forma de produtos. E como eu sempre falo... espaço em blog é caro... é uma propaganda tb... sei de blogueiras que chegam a cobrar até 5 mil Reais por anuncio (nos blogs mais tops e com trocentos seguidores) então acho que não custa nda... de vez em quando oferecerem alguma coisa.... nem que seja em forma de promoções para que todos os blogs participem... mas que tenham pelo menos uns 50 sorteados... pq as promoções q eles fazem tb são bem surreais... tipo... trocentas blogueiras fazem posts super legais divulgando a marca para participar da promoção... pra no final apenas 1 ser escolhida!

    Obrigada por ter deixado a sua opinião...

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Docinho...

    Adorei o seu blog... me identifiquei bastante com vc e já estou seguindo aqui!

    Queria tb deixar claro mais uma vez que a minha insatisfação não é com os produtos da Sigma (mta gente tá confundindo as coisas... é só ler os comentários lá no meu blog para perceber isso) e sim com o programa de afiliados que está beneficiando apenas os blogs com trocentos seguidores (nem preciso citar quais) e deixaram de lado os blogs menores (sendo que a maioria) divulga tão bem quanto um blog maior e se desempenha tanto quanto. Se eles estavam tendo preju... que aumentem o número de seguidores... se concordam que a Sigma tá certa eu cortar os custos... tb tem q concordar que as blogueiras fazem propaganda se quiser né? Pq é o que vc disse... eles exageram na divulgação... pelo menos toda semana eu recebo um e-mail deles (e olha que eu já cancelei a afiliação). Peço desculpa aos defensores da marca mas eu não vou mais ficar fazendo propaganda de uma empresa que na minha opinião sugou os blogs de tudo q foi jeito e depois deu um pé. Pra quem ainda acha que é negócio se afiliar... então que faça (cada um tem a sua opinião e faz o q bem entender) mas para mim Fernanda Ojea... não compensa se afiliar... não acho justo eu me matar fazendo posts de divulgação (pedindo pro meu marido traduzir os textos... pq o tradutor online estraga tudo) pra a fulana do blog top ir lá (e mtas vezes copiar o meu texto já traduzido bonitinho... rs chega até a ser irônico mas é verdade) pra ela ganhar uma paletinha... ou um kit de pincéis... enquanto eu fico chupando o dedo rs!

    Respeito a opinião de quem discorda assim como eu peço tb que respeitem a minha opinião!

    Bjão pra vc!

    www.compreiporai.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, gata!

    Sei bem como é fazer propagando de graça e depois ficar com cara de paisagem, sem ver nenhum brindezinho pelo menos.

    No caso da Sigma, eu faço propaganda de vez em quando. O fato é que as compras feitas com o seu link geram uma porcentagem para vc. Eu já recebi uma vez, mas te digo... não vale a pena! Vc faz um post enooorme, cheio de referências e links, mas recebe uns 5% da compra de um pincel (quando recebe, pq eu sei de amigas q fizeram compras através do link do Vai Garota! e não chegou a ser creditado para mim). Hj eu cansei e só posto algo sobre a Sigma se eu tiver comprado e gostado, pois sempre falo do que me agrada.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Ó gente eu concordo com o q vcs falaram e eu faço o msm q vcs. Mantenho no blog o banner e faço post sobre o q eu tennho q alias é quase nada kkk [ infelizemnete :X]. Eu só queria expor a minha opinião sobre o que eu acho que aconteceu...só fiz uma conjuntura dos fatos q na minha opinião desencadearam a revolta sigma rsrs. Posts como o seu Fernada são ótimos por isso pq gera a discussão e de repente faz a gnt ter uma sacada q n tinha antes. Beijão meninas

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre achei o programa da Sigma surreal, nunca tive paciência nem para abrir os emails da empresa[=X], tanto é que quem deu (e ainda dá) a cara à tapa é Ariadnée (Née)!!
    O fato é que a Sigma cai na besteira de tratar TODOS os blogs de forma igual, usando como parâmetro os top tops e isso é um erro, pois a maioria dos blogs (acho que uns bons 90%) é pequeno, tem em suas blogueiras pessoas que compram e enviam os produtos dos sorteios com o próprio suor e tal (É o caso do Parabucanas), enfim, a maioria acabou injustiçada mesmo!

    Pior que este é um modelo super veiculado em muitas empresas por aí! Só vocês para terem paciência com isso! :)

    Bjo meninas!
    Docinho, menina, leio os teus comentários e penso: Porra, nem eu traduzo meus pensamentos dessa forma! rsrsr (Adorei o lance de heterossexual não-praticante! hahahaha Tô nessa vibe tbm! :D) Xero!

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.