30 setembro 2011

Relicários



Sempre vi em filmes de época, uns colares onde o pessoal guardava fotos, segredos e venenos mas nunca soube o nome (até há pouco tempo). Confundia com "lornhão", que é, segundo o Dicionário Online de Português, "instrumento de ótica constituído de duas lentes engastadas em uma armação que se apóia no nariz sustentando-o por uma haste, ou diretamente por meio de mola".

Ou seja, um lornhão seria isso aqui:
 Do blog Quiproquó

Relicário, então, seria "urna, caixa etc, para guardar as relíquias de um santo" (referência: mini Aurélio). Provavelmente teve suas origens com o cristianismo. Claro que com a Idade Média, o uso do relicário não se restringiu mais apenas a relíquias de santos. Quem gosta de filmes e história sabe que muitos assassinos usaram para guardar seus venenos, além de serem usados, até hoje, principalmente para levar recordações das pessoas amadas (mecha de cabelo, foto...).

Relicário com camafeu, muito fofo. Do We Heart It.
da L'oiseau também.

Um comentário:

  1. Já vi que a moda desta graça está de volta e simplesmente adorei. Tem peças bonitas e de muita delicadeza. É um charme colocar numa peça desta a foto da pessoa que ama.Beijo

    Adriana Prado

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.