20 outubro 2011

Outubro Rosa



Gente... Vários blogs falaram sobre a campanha Outubro Rosa, que é um alerta a todas as mulheres a ficarem atentas ao câncer de mama. Para quem quiser maiores informações sobre a campanha, clique no link aí acima (odeio ser repetitiva).

Mas algo que todas não devem se cansar de repetir e repassar a outras mulheres, são os cuidados preventivos! Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. A mortalidade aqui no Brasil ainda é muito alta, pois as mulheres diagnosticam tarde demais, quando o tumor já está em um estágio avançado. Por isso, mulherada, é imprescindível visitar seu (ou sua) ginecologista pelo menos 1x ao ano, pois ainda de acordo com o INCA, o autoexame não é suficiente, pois não somos treinadas a detectar todo tipo de anormalidade no seio.

Um dado interessante: se você possui mãe ou irmãs (parentes muito próximos) que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, é importante você fazer um acompanhamento mais hard a partir dos 35, apesar do fator genético (hereditário) ser responsável por apenas 10% dos casos.

Alguém aqui assistiu a uma entrevista no "De frente com Gabi" (SBT) onde uma médica, Silvia Brandalise falou sobre o câncer? Ela afirma que os grandes responsáveis pelo aumento dessa doença são os pesticidas e metais pesados que nós ingerimos com os alimentos. Essas substâncias teriam a capacidade de interferir na hora da divisão celular, causando o câncer.

E pensar ainda que o Brasil é o país que mais se utiliza de agrotóxicos e aditivos químicos no mundo, é alarmante! Segundo o site Ambiental Sustentável, cada brasileiro consome cerca de mais de 5 litros de veneno ao ano!

O que nos leva a conclusão de que a primeira prevenção que fazemos é na hora de escolher a procedência do que consumimos! Prefiram sempre os alimentos orgânicos, que não têm agrotóxico. Eu sei que às vezes esses alimentos costumam ser mais caros, mas quanto vale sua saúde?



*Imagem do Google Imagens. 
*Para saber mais sobre a Detecção Precoce do câncer de mama, visite o site do INCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.