19 novembro 2011

Eu recomendo: Reclame Aqui.

Ai, vocês vão me desculpar esse mimimi eterno sobre a câmera e blá-blá-blá, mas gente... é uma situação MUITO IRRITANTE, e creio que várias de vocês - que costumam fazer compras por internet, já passaram por  maus tempos.

A internet veio facilitar o consumo no Brasil, pelo que observo. Facilitar assim: ficou muito mais fácil encontrarmos bens com o preço abaixo do mercado tradicional (pois lojas virtuais não precisam pagar aluguel e mais um zilhão de impostos) e uma grande variedade também. Creuzas quebradas (assim como eu) que nunca viajaram pra NY ou pela Europa para trazer importados, ou que quase caíam pra trás com os preços dos importados em lojas convencionais, tiveram a oportunidade de comprar essas mercadorias direto do fabricante.

E aí veio o boom dos blogs que, a priori, comentavam desses produtos. Tendo isso em vista, várias empresas brasileiras (inclusive as artesanais) e estrangeiras, investiram na publicidade no chamado mundo virtual. É o caso das chamadas "parcerias".
Muitas blogueiras vendo nisso uma oportunidade de negócio, abriram suas "lojinhas" também.

Enfim! O e-commerce facilitou a vida, mas também trouxe alguns probleminhas, já que não temos leis específicas para o comércio virtual. PORÉM existem sites que, digamos assim, são especializados em denúncia de problemas dos usuários, funcionando como uma espécie de Procon - só que sem o poder de solucionar as situações, infelizmente.

Um deles, muito eficiente, é o Reclame Aqui. É imprescindível, antes de realizar uma compra no ambiente virtual, consultar o Sr. Google e ver se há reclamações da empresa etc. O bom é que esse site mostra umas estatísticas - quantas reclamações (e quais) a empresa tem, se as queixas foram solucionadas...

Leiam algumas de suas funcionalidades:
"As reclamações cadastradas no Reclame Aqui irão gerar um ranking sempre atualizado das empresas conforme critérios de número de reclamações, tempo de resposta, ausência de resposta, índice de Solução, Número de Avaliações, nota do reclamante e índice de voltar a fazer negocio com a empresa considerados a partir do momento da publicação e da respostas das mesmas. O sistema é totalmente automatizado, não havendo interferência de operador na geração dos dados de ranking" (FONTE).

O Reclame Aqui envia um e-mail à empresa também (caso ela for cadastrada - o cadastrado para compradores e empresas é totalmente gratuito!), para que ela tente solucionar o problema o mais rápido possível.

No post "Cuidado com as Lojas Americanas", relatei um problema que minha irmã teve com a loja virtual deles. Depois que ela foi no Reclame Aqui, rapidinho eles deram um jeito de se manifestar. Não é interessante ficar queimado no mercado mesmo, e achei esse site uma arma muito útil. O intuito não é "ferrar" ninguém, e sim alertar aos demais usuários e levar à otimização dos serviços oferecidos.

Não fiquem tímidas, denunciem mesmo. Exerçam seu papel de cidadãs :)


4 comentários:

  1. Também já usei o Reclame Aqui várias vezes, é muito útil, as empresas acabam se coçando mais rápido. Se segunda-feira constatarem que o split tá com problema, Reclame Aqui neles!

    ResponderExcluir
  2. Tô desanimada em comprar coisas pela internet, viu? Dá menos trabalho ir em loja física. Você vai lá, escolhe o produto e leva ele lacrado (ou pode abrir e conferir antes de levar). Se caso esteja com problema de fábrica, às vezes dá pra ser trocado ali mesmo na hora. É mais caro, mas a dor de cabeça é um pouco menor, já que ao menos a gente OLHA o que leva.

    ResponderExcluir
  3. Sempre uso o Reclame aqui. Mas aqui no estado (MS) temos mais um problema ao comprar na net. O ICMS sobre compras virtuais. Por conta dele as compras ficam paradas doze dias ou mais na Fazenda daqui. Uma put... de verdade.
    Bjo
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus o único problema que tive com compra pela internet, a loja virtual resolveu rapidinho! Acho muito bom comprar virtualmente, minha irmã é que não tem sorte, ela me disse que com a última que aconteceu com ela desistu... tadinha!
    Bjooo

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.

Ocorreu um erro neste gadget