27 novembro 2011

Lei Maria da Penha - você sabe o que é?

Texto do blog Feminino Sombrio, postado no dia 20/06/2011.

Ressuscitei para dar continuidade à campanha online ao combate à violência às mulheres, que vai até o dia 10/12.


Provavelmente este não é e nem será o primeiro lugar da rede (internet) a falar sobre Maria da Penha Maia Fernandes, uma brasileira nascida no Ceará que foi casada com um psicopata o professor universitário Marco Antônio Heredia Viveiros, de nacionalidade colombiana. Em 1983 (ano em que minha irmã nasceu, a propósito), ela recebeu um tiro do covarde enquanto DORMIA.
Como consequência, Maria da Penha ficou paraplégica e duas semanas depois sofreu nova tentativa de assassinato por eletrocução. Com ajuda judicial, conseguiu sair de casa, levando consigo suas filhas.

A partir de então, essa heroína cearense recorreu a justiça (inclusive a ONGs - Organizações Não-Governamentais) em busca de ajuda. Somente depois de 25 anos é que conseguiu uma indenização no valor de R$60 mil reais, que obviamente não paga tudo o que sofreu com o assassino e não vai apagar seus traumas e lesões físicas - muito menos irá fazê-la andar novamente. Honestamente, esse valor deveria ser muito mais alto.

O agressor só ficou preso uns 2 anos apenas, e hoje em dia está livre, leve e solto por aí, ainda lecionando na Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte. Como um monstro desses fica solto assim, vivendo sua vida normalmente por aí, como se nada houvesse acontecido? É uma pergunta que não cala, pois vários sujeitos do tipo, que também tentaram - ou conseguiram - matar sua companheira estão soltos e/ou foragidos mundo afora.

Enfim... Depois de várias audiências com organizações internacionais e o governo brasileiro, foi sancionada em 07 de agosto de 2006 a Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Clique aqui para visitar o endereço eletrônico do Projeto Maria da Penha e conhecer com detalhes esta lei, inclusive pode vê-la na íntegra.

Leia também sobre o assunto na IstoÉ online e na página da Terra Notícias. São notícias antigas mas que valem a pena.
Conheça também a Rede Social Maria da Penha e participe!

Dúvidas e encaminhamentos sobre violência a mulher: ligue 180.

Lembrando que a Lei Maria da Penha já ajudou a punir agressor homossexual que se voltou contra o próprio parceiro. Não caia naquele papo idiota e machista de que isso é só "pra beneficiar mulheres".


Provavelmente ela (Maria da Penha) era assim na época em que sofreu as tentativas de assassinato. Imagem retirada da página do "Projeto Maria da Penha".

Um comentário:

  1. É, o mais revoltante é pensar que milhares de homens agressores continuam soltos e impunes por ai, mesmo quando são denunciados.

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.