21 janeiro 2012

Do Feminino Sombrio: A polêmica no BBB – estupro?

Apesar de não me interessar por programas que mostram fulanada desocupada e seminua, tive que assistir a um trecho dessa edição 12º do Big Brother Brasil.

Confesso que foi difícil começar a escrever esse texto e a assistir esse vídeo:

(Cliquem 2x para ver maior diretamente no Youtube. E ignorem a nota do vídeo ¬¬)

Senti um nojo tremendo ao observar que a participante Monique não se movia enquanto o tal Daniel fazia e acontecia por baixo daquele edredom. Não creio que alguém precise de visão de raios-X para entender o que estava acontecendo “por baixo dos panos”.

Aos desavisados: sexo sem consentimento, quando a pessoa se encontra desacordada por qualquer motivo e incapaz de compreender a situação (ou dizer se quer ou não), pela nossa legislação é estupro. Um crime.

E isso independe se o cara é marido, namorado, ficante, o raio que o parta. Independe se já fez ou não sexo antes ou depois com a pessoa, se beijou, se deixou de beijar, se “provocou”...

O que mais surpreende é que a população em geral entende esse ato criminoso como “normal”! Desde a equipe que filmava, diretoria, telespectadores... Claro, tirando aqueles que divulgaram as imagens por acharem “algo errado” ali ou pessoas que já estavam cientes do que realmente significavam as imagens.

Infelizmente li posts em blogs (desses de moda, sabem?) fulanas afirmando que, por estar em programa desse tipo, onde o povo vai pra se expor e até fazer sexo, era de se esperar. Peraí! Era de se esperar que fosse estuprada?

Será que se fosse a filha de algum “poderoso” iria ser normal? Pelo que acompanhei, tenho quase certeza de que não mostraram as imagens para a vítima e que ela se encontra confusa. Se lembra somente do que houve antes de desacordar.

Pra quem acha que o Daniel “fez o seu papel de homem” (sim, li isso por aí!) e está tudo certo, ponha-se no lugar da moça. Acharia legal se bebesse (ou tomasse remédio, sei lá o que, não importa!) e perdesse a consciência, ficasse sabendo depois por terceiros (tipo o Brasil inteiro?) que usaram seu corpo sem o seu consentimento?

Será que isso não acarreta algum problema depois? Não estou falando aqui de “honra manchada porque todo mundo viu”, mas da parte emocional. Será que alguém que já foi vítima de um estupro continua vivendo a vida normalmente, confiando nas pessoas...? Caso algum terapeuta/psicólogo/psiquiatra venha a ler  isso, saberá que não é bem assim, que uma vivência como esta traz sim muitos problemas, começando pela autoestima.

Dizem que “cu de bêbado não tem dono” - talvez para justificar esse tipo de crime - mas tem sim. E é protegido por lei. Só que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Não vamos deixar que nossa ignorância roube os direitos que toda pessoa que sofreu isso escoem pelo ralo. Façamos pressão para que o vídeo seja mostrado à participante e que os responsáveis (Globo e Daniel) sejam devidamente punidos. Como manda a Lei.

4 comentários:

  1. Eu também não tô nem aí pro BBB. Nem pra televisão.
    O que fez com que me apropriasse do acontecido para discutir o assunto foram os comentários machistas que circulam por aí, vindo de todas as partes e todas as pessoas. Eu não consigo mais admitir que achem normal, que digam que ele fez o papel de homem, e que a culpa é dela.
    Fodam-se! A culpa do estupro não é da vítima!
    "Não ensinem as mulheres a não serem estupradas, ensinem os homens que não devem estuprar." É a frase que resume todo o real sentido que esse fato deve ter no mundo. Porque tá tudo invertido, tudo errado!

    ResponderExcluir
  2. E você viu que a pra Globo até agora está "tudo bem", né? Absurdo oO' Fico pensando com os meus botões se não vivemos em um mundo "da cultura do estupro", viu.

    ResponderExcluir
  3. Li, não lembro onde, que falta é uma regulação pra mídia. O delegado, o MP, o não-sei-o-que-mais-lá-da-justiça dizem que vão continuar investigando. Mas pra quê? Não vai dar em nada, não enquanto ainda não exista uma lei que coloque os pingos nos "is", que puna de multa à cassação da empresa.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi os comentários, mas não assisto BBB, nem fiquei muito por dentro, só sei que o cara foi expulso e no programa da Sônia Abrão tinha uma outra mulher dizendo que ele fez o mesmo com ela... Se for verdade, ele já comete esse crime há algum tempo, né?!

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.