11 novembro 2013

Alerta para o "Novembro Azul"



Outubro foi o mês de conscientização ao câncer de mama. Outubro rosa. Agora em novembro, o Congresso Nacional homenageou a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata Novembro Azul.




A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado realizam esse movimento com o fim de orientar a população masculina sobre a importância do exame que detecta o câncer de próstata - que é o tipo mais comum entre os homens (claro, né? haha) - o toque retal e o PSA (exame de sangue), a partir dos 40 anos.

Infelizmente muitos homens ainda têm preconceito em realizar esse exame (toque), chega a ser ridículo. Segundo minha ginecologista, toda mulher a partir dos 18 anos - que teve ou não relações sexuais - deve fazer aqueles exames chatíssimos e nada confortáveis de prevenção ao câncer de útero e tudo mais. Mas são medidas preventivas necessárias.

O estado de Mato Grosso do Sul (onde moro) é o maior em incidência dessa doença, 53 casos para cada 100 mil habitantes (fonte).

Bom, a melhor prevenção ainda (além dos exames que já citei, para homens acima de 40 anos) é a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada, enfim: uma saúde global saudável.
Uma dica à parte, é evitar como puder alimentos com agrotóxicos. Não vou me lembrar agora a fonte, mas a incidência geral de câncer na população está relacionada com o uso dessas substâncias nas lavouras - só dar uma "googlada" que vocês encontram muitos textos a respeito.

Bom, é isso.
Cuidem-se, pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.