03 maio 2013

As vantagens em usar óculos de grau




Olá!

Quando vi a necessidade de usar óculos de grau, estava na 6ª série. Mas nessa época (11-12 anos) a gente ainda é muito inseguro quanto à nossa aparência, fica preocupado com o que os colegas vão dizer. Não sei hoje em dia, mas na minha época (falou a avozinha) o pessoal que usava óculos era um pouco discriminado, assim como os gorduchos da turma.

Então fiquei pelo menos um ano letivo inteiro enxergando muito mal, tendo que me sentar sempre nas primeiras carteiras, bem perto da lousa e do giz - cujo pó me dá alergia. Mas o "medo" de ser discriminada era maior do que a necessidade.

Por fim, no primeiro dia de aula da 7ª série, onde várias turmas se juntaram para formar uma só, onde teriam várias pessoas que não me conheciam (além das de sempre), tomei coragem e enfiei os óculos na cara. Era parecido ao da imagem acima.

A despeito do medo de rejeição pelos colegas, o motivo maior que me fez finalmente usar os óculos, foi um argumento do oftalmologista:
"Se você não usar óculos, vai ficar com rugas nos cantos dos olhos mais cedo" (porque sou míope e espremia os olhos para conseguir foco). Lembrando que naquela época o uso das lentes de contato não era tão comum (1992, 1993, hehe), sem falar que o valor era muito alto.

Então a primeira razão/vantagem em usar seus óculos de grau é essa: evitará a formação de rugas precoces!
A segunda vantagem é que os óculos ajudam a esconder as olheiras. Mais tarde optei pelo uso das lentes de contato, mas era um saco ter de sempre dar um jeito de esconder as fatídicas ditas cujas.

A terceira vantagem, pode parecer até cliché, mas os óculos dão um charme de intelectual.

Eu decidi dizer que eu nunca fui o tal
Era mais fácil se eu tentasse
Fazer charme de intelectual
Se eu te disser
Periga você não acreditar em mim
Eu não nasci de óculos,
Eu não era assim!
Por que você não olha pra mim?
Me diz o que é que eu tenho de mal
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal/também bate um coração.
(Óculos, Os Paralamas do Sucesso)


A quarta vantagem, digamos assim, é que com o passar do tempo, o preconceito diminuiu muito (não posso afirmar que acabou de vez, principalmente entre as crianças ou adolescentes) e hoje em dia os óculos são vistos como um acessório que dá personalidade ao look

Revejam alguns famosos ou personagens que têm os óculos como parte característica do seu visual:

John Lennon (fonte)

Harry Potter (fonte)

Clark Kent (fonte)

Anne Hathaway (fonte)

Miranda Priestly (fonte)

Betty! haha (fonte)




E pra fechar com chave de ouro:

Chiquinha (fonte)




E aí, deu pra se inspirar? :D

Até!

6 comentários:

  1. AÊ, eu tb us óculos e amo! Adoro um acessório. hehehe
    Comecei a usar no Ensino Médio e nunca fui discriminada nem sofri bulling. Eu era da turma dos rockeiros e não me misturava. kkkk

    Adorei o post! Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você da turma dos roqueiros??? :ooo
      Não consigo imaginar, hahaha

      Excluir
  2. Agora que a cool ser nerd a galera tá usando uns óculos gigantesco.
    Acho que as coisas estão mais tranquilas quanto a isso hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Meu LANGEWEILISCHE pra esse povo que quer dar pinta de nerd (na minha época nerd era outra coisa, aliás!). Enfim... Eu sofri :x

      Excluir
  3. Bah, eu nunca curti usar óculos, mesmo usando até hoje desde os 14 anos =/ (era pra eu ter começado com 11 tb). Não sei se é porque NUNCA achei uma armação que fica boa em mim, sério, acho que fica tudo horrível auheuhahue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, frescura! Deve ter um formato que fique legal sim. Imaginei aqui você com uma armação de gatinho ALOKA

      Excluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.