03 julho 2011

Cuidados no Inverno

Acho que todo mundo reparou que agora o inverno chegou e esfriou em várias regiões do Brasil. E parece que o frio "chegou chegando" mesmo. Com as temperaturas mais baixas, nossa vontade é a de ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos, muitas vezes levando aos temíveis "quilinhos a mais".

Eu achava que no inverno nosso metabolismo desacelerava, mas isso é puro mito! Na verdade, ele fica até mais acelerado, pois tem que trabalhar para gerar mais energia para a produção de calor. Nossa temperatura corporal ideal é em torno de 36,5º.

O que acontece é que nessa época do ano deixamos pra lá nossas dietas e exercícios físicos. Como passamos a comer mais e a nos exercitar de menos, o resultado é engordar. Vamos deixar a preguiça de lado e aproveitar para PERDER peso no inverno, e não ganhar! (essa serve pra mim, inclusive). Segundo a endocrinologista Valéria Cunha Campos Guimarães (presidente da Sociedade Brasileira de Encocrinologia e Metabologia - UAU!), os brasileiros relacionam a atividade física mais à estética do que à saúde - por isso quando os termômetros marcam temperaturas mais baixas nós relaxamos, pois o corpo fica mais coberto, menos exposto.

Atividade física é pura saúde, até para idosos - ajuda a prevenir a osteoporose! Se começarmos agora a levar a sério, provavelmente não teremos problemas quando ficarmos velhinhos (rumo à terceira idade!).

Mas fora isso, também é bom evitarmos comida muito gordurosa - em todas as estações - por causa do colesterol, que pode causar problemas no coração (devido ao entupimento das artérias por placas de gordura) e vasculares no cérebro (o famoso AVC - acidente vascular cerebral, que se não levar a morte, pode deixar uma pessoa com um lado inteiro paralisado).

Agora deixando um pouco pra lá o terrorismo (hahaha), vamos aos cuidados externos ;)
Sabem aquele banho delicioso e quente que nos faz esquecer do tempo? Ele é extremamente prejudicial a nossa pele, pois a água muito quente retira a proteção natural que temos, levando ao ressecamento e a outros probleminhas: há um tempo eu tinha a mania de me esfregar TODOS OS DIAS com uma esponja durante o banho, sempre deixando a pele avermelhada. Resultado: tive problemas com alergias, pois a pele ficou mais sensível ¬¬'
Então fiquem espertas! Outra coisa legal para o inverno são os óleos de banho. Prefira sempre os óleos vegetais livres de parabenos, silicones; pois os óleos vegetais puros são absorvidos mais rápido e, dependendo da densidade do produto (por exemplo o óleo de semente de uva), ele não deixa melecado. Sem falar que esse santo oleozinho ajuda a prevenir estrias também, além de rugas finas.

Óleo de semente de uva: rico em antioxidantes, vitaminas C, D, E e beta caroteno.

Quanto a pele do rosto, quem tem tendência a acne tem que correr de banhos quentes, pois pode agravar o quadro! O ideal, tanto para o banho quanto para o rosto, é a água morna - e claro, não demorar séculos debaixo do chuveiro!
Eu gosto dos sabonetes a base de glicerina ou os líquidos com cheirinho suave - as fragrâncias muito fortes também podem provocar alergias.

A pele dos lábios também recebe atenção especial nessa época do ano. Estão aí as conhecidas manteigas de cacau para usar e abusar!
Aposte em um creme para as mãos mais denso (e com filtro solar sempre) e não se esqueça do pescoço - que é o que costuma denunciar a idade!
Já viram aquelas mulheres que fizeram cirurgia plástica e estão com o rosto super esticado? Podem reparar que a pele do pescoço não costuma acompanhar a "juventude" do rosto.

Não se esqueçam que o FILTRO SOLAR é indispensável durante o ano todo!!!




Fontes de referência:
  • CAMPOS, Marcos Vinhal. Como manter a boa forma no inverno. Revista Vigor, 2007.
  • SOUZA, Ingrid Costa Melo de. Temperatura do corpo humano. Cola da Web.com.
  • STACHUK, Mayra. Metabolismo não causa "peso de inverno". Folha de São Paulo, 2004.
  • Óleo de semente de uva: amigo para a pele. Outra Medicina (autor anônimo).

Imagens retiradas aleatoriamente da web. Se alguma imagem colocada neste blog é de sua propriedade autoral, mande um e-mail para doce.abril@hotmail.com para que seus créditos sejam devidamente colocados.

Um comentário:

  1. Menina, que legal teu blog, como vc escreve bem! Essa matéria caiu como uma luva pra mim... eu tenho uma fome de leão no inverno... tenho q ficar mto atenta rsrsrs... Bjs!

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.