22 setembro 2011

Papo de Mulher

Olá! Estou meio "out" do blog porque chegaram "aqueles dias", que toda mulher tem. Então esperei passar um pouco a dor de cabeça e o enjoo e postar uma coisa importante aqui no blog.

Nem todas vivenciam essa experiência de modo tranquilo, sentindo muita cólica, cefaleia (dor de cabeça), dor nas pernas, na região pélvica (baixo ventre), enjoos e alterações de humor - a famosa TPM. Esses sintomas são chamados de dismenorreia.

Sua definição: "Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorreia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico. Menstruação dolorosa que impede atividades normais ou necessita de medicação específica" (do endereço eletrônico ABC da Saúde).

Existem dois tipos de dismenorreia: primária e secundária.
A diferença é que na dismenorreia primária, não há lesões ou alterações no sistema reprodutivo, como: endometriose, miomas uterinos, inflamações, anomalias na anatomia do útero ou vagina.

Causas da dismenorreia secundária:
- alterações nos ovários e/ou no útero;
- endometriose;
- miomas/ mal formações uterinas;
- hímen sem orifício para sair a menstruação;
- uso de DIU (método contraceptivo);
- doenças inflamatórias na região da pelve.

Por isso é importante que visitemos o/a ginecologista pelo menos uma vez ao ano para ver se está tudo "dentro dos eixos". Para as que desejam ser mães um dia, lembrem-se que a endometriose pode causar infertilidade. A dismenorreia é tratável, procure seu/sua médico/a! Eu já faço tratamento...



Imagem encontrada em D'Menina.

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Eu tenho tpm, fico mega deprimida.
    Bjo
    Lili
    http://peruasemacao.blogspot.com/
    @Peruas_em_Acao

    ResponderExcluir
  2. Aff, eu to com um mioma, é mole? Tenho que voltar agora pra refazer um ultrassom e ver a quantas anda. Mimimi de velha, haha

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.