25 novembro 2011

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres 25/11

Nesse dia, 25 de novembro no ano de 1960 na República Dominicana, foram assassinadas três mulheres engajadas contra a ditadura naquele país: Pátria, Minerva e Maria Tereza Mirabal.

Essas mulheres foram torturadas várias vezes, mas mesmo assim tiveram a coragem em denunciar as atrocidades daquela ditadura - uma das mais violenta da América Latina (nem quero imaginar). Para fazer calar essas mulheres - conhecidas como Las Mariposas, foi feita uma emboscada, na qual resultou na morte das três (foram apunhaladas e estranguladas).

Mas o tiro saiu pela culatra: a população ficou comovida pelo que ocorreu com "as mariposas", e como resultado, em 1981, no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, a data do assassinato dessas três corajosas mulheres foi declarado Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Voltando ao presente, um grupo de blogueiras decidiu realizar um "ativismo virtual", que vai desde hoje (dia 25/11) até o dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Todas estão convidadas a participar dessa blogagem coletiva "escrevendo artigos e crônicas abordando origens da violência de gênero, lembrando casos históricos, entrevistando mulheres vítimas de violência e/ou atividades feministas que atuem no combate à violência" (trecho extraído do site Ofensiva Contra o Machismo).

Ah, lembrando que agora o telefone para encaminhamentos e informações (180), estará disponível também para Portugal, Espanha e Itália.



Fontes de Referência:

Um comentário:

  1. Docinho, na tem gatinho mas tem sorteio...rs e eu nao te vi la inscrita...

    beijos e bom fim de semana!!

    *Minha "modelo" nao quer mais tirar fotos com as maqiagens, rs!! quer brincar com elas!! hahahaha ela ainda eh filhote...sabe como eh!! :)

    Claudinha do "Las Chicas"

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.