09 janeiro 2012

Aula grátis de geografia

Pode parecer drama ou exagero (e é!), mas vocês não sabem como é um saco morar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Não é só porque aqui não tem muitas alternativas de entretenimento, cultura, realização profissional, enfim... Mas sim, porque sempre onde vamos, temos de explicar várias vezes que Campo Grande não fica no Mato Grosso.

Chega a ser irritante que mesmo depois de mais de 30 anos o povo ainda não aprendeu que Mato Grosso do Sul existe desde 1979 (oficialmente), e que a capital é Campo Grande. E quando digo povo, não estou me referindo pejorativamente a pessoas com menos acesso à educação ou com má educação. Gente pública, que está na televisão, que tem pelo menos um curso de graduação, políticos, resumindo: quem deveria estar, no mínimo bem informado.

Bestando aqui em casa, ouço "sem querer querendo" em um programa onde o pessoal conversa com os telespectadores ao vivo pelo telefone:

- De onde a senhora é?

- Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
- De onde?
- Campo Grande.
- AHH! Campo Grande, Mato Grosso!!!

(Outros apresentadores repetem 2x em coro: "Mato Grosso, né? Mato Grosso!")
(mulher indignada): - MATO GROSSO DO SUL!!!

Eu dou risada (quando não é comigo), mas não sei o que acontece, é um mistério: mesmo tendo de repetir o "do Sul", as pessoas usam da audição seletiva e só entendem até "Mato Grosso".

Por isso vai aqui um "super" aviso (haha): pessoas, existe, oficialmente desde o ano de 1979, um estado que foi desmembrado de Mato Grosso, chamado Mato Grosso do Sul, cuja capital é Campo Grande.

Olhem o mapinha abaixo, onde eu toscamente escrevi a sigla do estado:

Esse post é só de desabafo, porque reparei que a maioria das pessoas mais jovens (que nasceram no final da década de 70, pelo menos) não fazem esse tipo de confusão.
Engraçado que o Tocantins foi criado bem depois do MS e mesmo assim ninguém se confunde e acha que aquilo lá é Goiás até hoje. Talvez se colocassem "Goiás do Norte" não confundiriam?

9 comentários:

  1. Adorei teu post!!

    A minha madrinha mora proximo a campo gande e sempre que me refiro a ela falo que ela mora no Mato Grosso.. mesmo sabendo que é do sul, mas é meio automatico dizer so Mato Grosso... srrsrsrs

    Beijinhus!!

    ResponderExcluir
  2. Haline: Deveria ser Mato Grosso DO NORTE e outro Mato Grosso do SUL, né? :P
    Mas todo campo-grandense quer morrer quando confundem!

    ResponderExcluir
  3. Tá com raivinha? Pois imagina morar em Taguatinga, Distrito Federal e quase todo mundo dizer assim: "Distrito Federal, é? Então vc moram em Brasília?"
    Não, meu senhor (ou senhora), eu moro em Taguatinga, uma cidade-satélite independente de Brasília, dentro do Distrito Federal que é um quadradinho no meio do Goiás. E pior... todo mundo pensa que eu sou filha/irmão/prima/sobrinha de um político e que vejo a Senhora Presidenta todo dia assim que abro a minha janela. Ooooooi???

    rsrs Desculpa o desabafo! kkkk

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. haha, gostei!!! Moro em Juazeiro do Norte, e por ser "do Norte", o povo confunde com Juazeiro da Bahia, onde nasceu Ivete Sangalo. As pessoas fazem muita confusão mesmo, eu ficava danada antes, mas agora conto até 10 pra explicar, e olha que não sou muito paciente, hein?! rs.

    (Eu queria ter me segurado nas caixinhas também, rs. Quanto à Mary Kay, mandei e-mail para eles pois, se eles dizem que não fazem testes lá na página deles, acho que seria bom eles solicitarem a retirada do nome lá na lista. A empresa não pode dizer que não faz e fazer, o governo deveria ter acesso a laboratórios e etc., pois se Deus quiser um dia vai ser proibido!!)

    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Encontrei mais gente indignada, que emoção!!! haha

    ResponderExcluir
  6. Meu namorado veio com essa que não tem lógica de ser Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, deveria ser Mato Grosso do Norte. Que bom saber que mesmo sem conhecer a história direito, eu soube explicar pra ele o sentido disso. hahaha
    Nunca mais na minha vida vou esquecer que Campo Grande é capital do Mato Grosso.

    ...do Sul! :P

    Problemas com isso eu não tenho. Mas o que me irrita de verdade são os estereótipos do povo nordestino, baiano e soteropolitano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah, Campo Grande é Mato Grosso do Sul então? Sempre achei que era Mato Grosso. =D
    ahahaha to brincando, é um saco mesmo quando as pessoas teimam e insistem em confundir e não entender as coisas mesmo quando tu cansa de explicar

    ResponderExcluir
  8. Já tinha percebido isso!!!! E é com razão que vocês tem brigar quando erram o estado de vocês!!!! é isso mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oie nossa menina sofro desse mesmo mal que você, eu também moro em MS,mas precisamente em Ivinhema (120 km de Dourados)e todo mundo confunde mesmo, tem hora que até da raiva de
    explicar tanto...rs
    Bjs

    ResponderExcluir

Sintam-se a vontade para comentar! Sua opinião é muito importante e faz o blog melhorar.